Acadêmicos do curso de Sistemas de Informação participaram de oficina abordando a ferramenta TryGit

27/04/2016

No último dia 22 de março, ocupando as dependências dos laboratórios de informática da Faculdade Meta (FAMETA), 25 alunos do 7º período do curso de Sistemas de Informação receberam uma oficina abordando a ferramenta TryGit, ministrada pelo Prof.º Marcos Thomaz da Silva.

Segundo Silva, a atividade foi introdutória aos conceitos de versionamento e uso do GIT e GitHub. Na aula, foi apresentado o conceito de GIT, vantagens de uso tais como trabalho colaborativo, geração de relatórios de atividades, acompanhamento e evolução e produtividade de equipes e controle de versões. “Apresentamos como inicializar um repositório, versionar os arquivos, acompanhar a evolução da versão e realizar o push (envio de arquivos) a um repositório remoto. Com base inicial foi utilizada uma ferramenta web chamada Try Git. A mesma permite a realização de comandos do GIT, realizando uma simulação de comandos. Através dela é possível não apenas executar e testar os comandos, mas fazê-los de forma sistêmica, obtendo uma simulação equivalente a um ambiente real. A ideia foi passar aos alunos um conceito de trabalho colaborativo, onde pudessem construir soluções em equipe, sem que exista a necessidade de compartilharem uma sala ou local.”, explicou o professor.

Na visão do Coordenador do curso, Cleuton de Menezes Almeida, as oficinas oferecidas pelo curso possibilitam uma formação cada vez mais apurada, personalidade e compatível com as reais necessidades do mercado de trabalho.