Área Restrita

Alunos do 6º período de Pedagogia realizam estudo dos Gêneros do Discurso

26/04/2017
11/05/2017
Notícias
Graduação

Na última terça-feira (25), acadêmicos do 6º período de Pedagogia da Faculdade Meta (Fameta) realizaram, em sala de aula, um trabalho sobre “A Importância do uso dos Gêneros do Discurso na Escola”.

A abordagem deste tema é de grande relevância para o desenvolvimento sociolinguístico dos estudantes, principalmente, quando levamos em consideração que este aluno será um futuro professor, formador de opinião. Os Gêneros do Discurso devem ser abordados de forma exaustiva pela escola, pois, mesmo que os alunos, futuramente, não tenham contato com todos os gêneros ensinados e apresentados em sala de aula, eles deverão saber reconhecê-los e utilizá-los em uma eventual necessidade.

O trabalho desenvolvido pelos acadêmicos de Pedagogia consistiu em apresentar, aos demais colegas, variados tipos de gêneros e suas aplicabilidades social, ou seja, qual a finalidade de cada um, de que forma e em quais situações comunicativas eles são utilizados. Neste contexto, procurou-se, ainda, explicar o porquê de membros de comunidades discursivas específicas utilizarem a língua da maneira como fazem. Por exemplo: ao se dar uma aula expositiva, ao se fazer um requerimento, ao se escrever uma tese de doutorado, ao pronunciar uma conferência, etc.

Dessa forma, chegou-se à conclusão que, ao fazer a escolha de um gênero discursivo, deve-se, também, ter em mente a que ele se propõe, a quem se destina e qual ou quais objetivos quer atingir. Sendo assim, a importância do trabalho em questão é enorme, pois os alunos do curso tiveram a oportunidade de ter contato com gêneros variados, sua finalidade e aplicação na realidade social e cultural, lembrando que o uso dos gêneros discursivos proporciona uma maior interação linguística e, consequentemente, maior interação sociocultural. 

Veja Também

15/03/2017
Graduação

Professora da Fameta utiliza bodypainting no ensino de cinesiologia

Durante o primeiro semestre de 2017, os alunos do terceiro período de fisioterapia estão participando de aulas práticas com a técnica de pintura corporal (bodypainting) na disciplina de Cinesiologia II, sob a orientação da professora Kelly Maggi.   Essa técnica vem sendo cada vez mais utilizada nos cursos da área da saúde como alternativa no ensino de anatomia e estimulando a prática de metodologias ativas. Dentre as vantagens, destacam-se: uso de materiais simples (tintas atóxicas, pincéis e imagens anatômicas de referência), rápida execução e, o mais importante,...

23/09/2014
Graduação

FAMETA participa do Dia da Responsabilidade Social

Neste último sábado (20) foram realizadas atividades sociais e prestação de serviços variados à comunidade do Bairro da Paz, Mocinha Magalhães, Joafra e adjacentes. A Faculdade Meta participou do Dia da Responsabilidade Social com o apoio do Sesi, Senac, Academia Fitness Park e da Prefeitura Municipal de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde. Todos os cursos e seus respectivos acadêmicos da FAMETA estiveram envolvidos no projeto. As ações foram realizadas durante toda a manhã e prosseguiu durante a tarde, até as 16h.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem