Acadêmicos participam de aula prática na Fundação de Tecnologia do Estado do Acre

21/04/2017

Entre os dias 18 e 20 deste mês, os acadêmicos do 3º período de Engenharia Civil participaram de um ensaio de laboratório, na Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (FUNTAC), responsável pela realização do Controle Tecnológico das obras do Estado do Acre.

Os ensaios realizados foram: Granulometria, utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, Teor de Umidade, determina a massa de água contida no solo em porcentagem, e Limites de Atterberg, método de avaliação da natureza de solos criado, podendo definir o limite de liquidez, o limite de plasticidade e o limite de contração de um solo.

O principal objetivo é conhecer a distribuição granulométrica do agregado e representá-la através de uma curva, possibilitando assim a determinação de suas características físicas. Após o final do ensaio, o engenheiro adquire a capacidade de identificar cada tipo de solo, através dos diâmetros dos grãos, podendo classificar os solos como pedregulho, areia grossa, areia média, areia fina, silte e argila.

Através deste ensaio, é possível definir o quanto o solo se comporta como um material plástico, tendo como parâmetro uma tabela que mostra se o solo é considerado muito plástico ou pouco plástico, com a obtenção desses dados, será possível decidir se esse solo é adequado para ser utilizado nas obras.

Essas aulas práticas capacitaram os alunos, para que possam identificar os principais tipos de solos que são utilizados nas obras de engenharia, habilitá-los a realizarem uma análise minuciosa concernente a resistência que o material em estudo pode apresentar, com o intuito de decidir se este solo é adequado ou não para ser utilizado em obras de grande porte. Além disso, familiarizar os acadêmicos com o que vão enfrentar na vida profissional é extremamente importante.