Área Restrita

Acadêmicos participam de aula prática na Fundação de Tecnologia do Estado do Acre

21/04/2017
Notícias
Graduação

Entre os dias 18 e 20 deste mês, os acadêmicos do 3º período de Engenharia Civil participaram de um ensaio de laboratório, na Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (FUNTAC), responsável pela realização do Controle Tecnológico das obras do Estado do Acre.

Os ensaios realizados foram: Granulometria, utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, Teor de Umidade, determina a massa de água contida no solo em porcentagem, e Limites de Atterberg, método de avaliação da natureza de solos criado, podendo definir o limite de liquidez, o limite de plasticidade e o limite de contração de um solo.

O principal objetivo é conhecer a distribuição granulométrica do agregado e representá-la através de uma curva, possibilitando assim a determinação de suas características físicas. Após o final do ensaio, o engenheiro adquire a capacidade de identificar cada tipo de solo, através dos diâmetros dos grãos, podendo classificar os solos como pedregulho, areia grossa, areia média, areia fina, silte e argila.

Através deste ensaio, é possível definir o quanto o solo se comporta como um material plástico, tendo como parâmetro uma tabela que mostra se o solo é considerado muito plástico ou pouco plástico, com a obtenção desses dados, será possível decidir se esse solo é adequado para ser utilizado nas obras.

Essas aulas práticas capacitaram os alunos, para que possam identificar os principais tipos de solos que são utilizados nas obras de engenharia, habilitá-los a realizarem uma análise minuciosa concernente a resistência que o material em estudo pode apresentar, com o intuito de decidir se este solo é adequado ou não para ser utilizado em obras de grande porte. Além disso, familiarizar os acadêmicos com o que vão enfrentar na vida profissional é extremamente importante. 

Galeria

Veja Também

25/04/2016
Institucional

Qual o significado dos símbolos das profissões?

  MEDICINA - O símbolo é um dos mais antigos e teve origem na Grécia antiga. O bastão representa a árvore da vida e faz referência a Asclépio, o deus grego da medicina, que tinha a habilidade de curar pessoas. Já a serpente representa, ao mesmo tempo, o veneno e o antídoto - além de ser relacionada com renascimento e renovação pela sua capacidade de trocar de pele.   VETERINÁRIA - De um modo geral, os símbolos das profissões de saúde são derivados do bastão de Asclépio da medicina. Com os veterinários não foi diferente....

31/08/2016
Graduação

Cursos da FAMETA receberam palestras sobre “Crime Virtual e Direito do Consumidor”

No último dia 05 de julho, ocupando as dependências da Faculdade Meta (FAMETA), acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Sistema de informação, Biomedicina, Administração e Enfermagem receberam uma palestra abordando os temas “Crime Virtual e Direito do Consumidor”. As atividades foram organizadas pelas docente Ademildes Castro e Dulcilene Costa, por meio do projeto “OAB vai á Escola”.

03/04/2018
Institucional

Prof. Warlle Almeida é aprovado no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Na última segunda-feira (02), o professor de Física Warlle Almeida, que compõe o corpo docente dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, foi aprovado no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM), na Universidade Federal do Acre (UFAC).   O mestrado ocorrerá nas quintas e sextas-feiras, em período integral, com duração de 2 anos. Durante o curso, o professor aprofundará seu conhecimento em certas áreas, como nas seguintes disciplinas: Teorias da Aprendizagem, Epistemologia e Práticas Pedagógicas, Fundamentos Teórico-Metodológico da Pesquisa...

21/02/2013
Institucional

inicio-do-ano-e-melhor-epoca-para-garantir-estagio

Momento econômico após festas de final do ano contribuem para contratações   Especialistas em educação e emprego avisam que os primeiros meses do ano representam a época ideal para estudantes conseguirem estágios. Muitas vezes remunerados, eles representam uma oportunidade para estudantes conseguirem a primeira oportunidade de exercer na prática as funções que aprendem dentro das salas de aula nos colégios e nas faculdades. O momento é favorável graças ao período de reorganização do orçamento, comum às empresas durante o começo do ano. Aliado à este fator está o bom momento econômico proporcionado pela proximidade com as festas de final de ano – o melhor período...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem