Alunos de Engenharia Civil realizaram levantamento topográfico com teodolito

29/05/2017

Os acadêmicos do 3º período de Engenharia Civil realizaram, no último sábado (27), realizaram levantamento topográfico com teodolito, na ampliação do estacionamento da Faculdade Meta.

O levantamento topográfico foi realizado pelo método de irradiação de pontos, levando em consideração a locação das extremidades do estacionamento e pontos de referência, como a locação de postes de iluminação do estacionamento.

A atividade teve como objetivo a aplicação prática de metodologias empregadas em sala de aula, com a utilização de teodolito para descrever a topografia local do estacionamento em execução. A ação também integra todas as etapas da disciplina de topografia e gera o conhecimento necessário ao Engenheiro sobre a aplicação da topografia para a execução de pavimentação e construção civil. O resultado do levantamento prático resulta em projetos com determinações dos pontos e azimutes que nortearam a correta execução de uma obra.

"Aplicar a topografia na prática é essencial para assegurar as metodologias ativas propostas pelo Grupo Athenas. O uso de levantamento topográfico é o primeiro passo para o Engenheiro Civil elaborar seus projetos e determinar seu planejamento e execução de obra”, comentou o coordenador do curso, Antonio Neto.