Curso de Enfermagem cria Liga Acadêmica de Feridas

05/10/2017

Durante todo o semestre, o curso de Enfermagem está desenvolvendo atendimentos aos pacientes portadores de lesões crônicas, tanto na Clínica Escola da Fameta, quanto aos internados no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco. Os atendimentos estão sendo realizados através do projeto de extensão Liga Acadêmica de Feridas da Faculdade Meta (LAFE – FAMETA), que conta com a participação de seis acadêmicos de Enfermagem, orientados pela Profª Enfª Esp. Mariana Nóbrega.

A LAFE tem como principal objetivo preparar os discentes para uma correta abordagem dos diferentes tipos de feridas, de forma interdisciplinar e inovadora, aliando teoria e prática. Além disso, a liga proporciona uma série de atividades práticas que são desenvolvidas por alunos inscritos. Desde produções científicas até cursos que visam complementar a formação.

Dentre as atividades realizadas no projeto, estão: fichas de avaliação, anamnese, exame físico, Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE, elaboração de cartilha para orientações sobre a prevenção do pé diabético, protocolo de atendimento aos pacientes portadores de feridas crônicas, conscientização sobre o cuidado e a prevenção dessa lesão, entre outras.

“O projeto LAFE está contribuindo para que eu possa ter novas experiências e oportunidades para exercer todo o conhecimento adquirido em sala de aula. O projeto não está voltando somente para o tratamento da lesão e sim na prevenção e orientação para a população que necessita do atendimento”, comentou a acadêmica e participante do projeto, Aline Cristina Cunha.

A liga é de grande importância, tendo em vista a grande demanda de pacientes portadores de lesões agudas e crônicas, que necessitam de assistência de enfermagem para o tratamento preventivo e curativo de suas lesões.

“O projeto LAFE tem nos dado a oportunidade de conciliar o conhecimento técnico e científico junto à prática, e aprender algo novo a cada encontro. A enfermagem é a arte do cuidar, onde exercer essa função necessita de qualidade e de uma forma específica torna-se esse projeto gratificante para todos que compõem esta liga acadêmica. Tem sido uma fonte de aprendizagem, e a cada dia estaremos nos dedicando com amor”, concluiu Vanessa Monteiro, outra participante da liga.