Área Restrita

Alunos da Fameta apresentam trabalhos de pesquisa em evento de iniciação científica

27/10/2017
07/11/2017
Notícias
Graduação

Nos dias 25 e 26 de outubro, a Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou a XXVI Seminário de Iniciação Científica da Ufac, no SENAC de Rio Branco. Na ocasião, os alunos de Farmácia e Ciências Biológicas da Fameta apresentaram trabalhos.

 

Os trabalhos são resultantes dos projetos conduzidos pela Prof.ª Ma. Márcia de Araújo Teixeira Silva, intitulados “Levantamento de fungos macroscópicos (Basidiomycota) no Parque Ambiental Chico Mendes com potencial produção de compostos antimicrobianos” e “Fungos Ganodermataceae (Polyporales, Basidiomycota) no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre”. O último citado, foi aprovado em primeiro lugar no Edital Fapac/CNPq 001/2016.

 

A pesquisa foi realizada pelos acadêmicos Andrêza dos Santos Zailo, Lucka Lafaiete Leme de Oliveira e Raelle Cristina Andrade da Silva, com a colaboração das pesquisadoras Dra. Allyne Christina Gomes Silva e Ma. Geyse Souza Santos. Ao longo da pesquisa, os alunos receberam bolsas de iniciação científica, no valor de R$400,00, pagas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, através da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Acre - Fapac.

Os resultados das pesquisas revelam dois novos registros de espécies de Ganodermataceae para o Estado do Acre. Bem como a ocorrência de duas novas famílias de fungos basidiomicetos para a região. Além disso, há evidência de potencial antimicrobiano de fungos encontrados na Amazônia Sul-Ocidental, o que reitera a importância de estudos subsequentes capazes de avaliar a diversidade micológica local.

 

Entre os objetivos do evento está o fomento à pesquisa científica, através do desenvolvimento de habilidades que permitam a iniciação do estudante no campo da pesquisa, a partir da utilização de princípios e normas metodológicas para a produção científica.

 

Segundo a professora Márcia, orientadora dos trabalhos, a iniciação científica é importante para a formação de profissionais qualificados que possam atuar na pesquisa em micologia, uma área pouco conhecida no Estado do Acre. “Muitos fungos que coletamos nas nossas pesquisas constituem em primeiro registro de ocorrência para a região. Precisamos seguir em frente para conhecer a biodiversidade local, uma vez que muitas espécies podem ser extintas antes que as conheçamos”, diz. “É importante destacar que estas atividades contribuem tanto para o desenvolvimento profissional de futuros professores e pesquisadores, quanto para o desenvolvimento econômico da região, que poderá atrair atenção de indústrias farmacêuticas para o Estado”, acrescenta.

 

A Fameta parabeniza os alunos, a professora e as colaboradoras pelo desenvolvimento das pesquisas. 

Galeria

Veja Também

26/08/2013
Institucional

presidenta-dilma-assina-contrato-de-numero-1-milhao-do-fies

Cerimônia simbólica aconteceu em Brasília A presidenta da República, Dilma Rousseff, assinou na última quarta-feira (22), simbolicamente, o milionésimo contrato firmado entre estudantes e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) desde 2010. O programa oferece cobertura de até 100% do valor da mensalidade de universidades particulares, e pode ser pago após o aluno concluir o ensino superior. “Aquela frustração de muitas pessoas que era cursar uma universidade, essa frustração está sendo superada. As pessoas estão conseguindo, com isso, uma situação melhor no mercado de trabalho. Mas não é só no emprego, é a realização quando olhamos para as nossas vidas”,...

07/02/2013
Institucional

governo-baixa-exigencia-de-ingles-para-vagas-do-ciencia-sem-fronteiras-

  Programa facilita o intercâmbio acadêmico de brasileiro em grandes universidade do mundo   O fraco desempenho em língua inglesa dos brasileiros que pleiteiam vagas do programa Ciência Sem Fronteiras em universidades britânicas fez com que o governo brasileiro baixasse a pontuação mínima exigida em testes de proficiência. O Toefl, por exemplo, um dos exames aplicados para se avaliar o nível dos alunos, teve a exigência de 72 pontos diminuída para 42. De acordo com reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, das 4 mil bolsas que foram disponibilizadas até agora, apenas 1,8 mil (45%) foram preenchidas. O jornal destaca ainda que o candidato que não conseguir a nota...

09/04/2013
Institucional

fameta-inicia-curso-de-extensao-em-programacao-android

  Módulos serão ministrados nos finais de semana   Alunos do 1º período do curso de Sistemas de Informaçãoda Faculdade Meta – Fameta tiveram no último domingo (7), a primeira aula do Módulo I do Curso de Extensão em Programação Android, ministrado pelo professor Fred Tavares. As aulas estão sendo realizadas no Laboratório de Informática, com duração de três horase serão realizadas aos domingos, das 14 às 17 horas, no total de 12 horas/aula. No primeiro dia de aula os alunos receberam uma apostila e um CD com o programa necessário para desenvolverem, como avaliação final, um aplicativo de celular. “Durante este primeiro módulo, os alunos receberão...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem