Área Restrita

Trabalho de Fisioterapia é apresentado no I Congresso de Neurofuncionalidade

06/11/2017
07/11/2017
Notícias
Graduação

Entre os dias 01 e 04 de novembro, a Prof. Michelle Frauzino e a acadêmica do 10º período, Tairine Holanda, participaram do I Congresso de Neurofuncionalidade, realizado em Manaus - AM. Na ocasião, apresentaram o trabalho “Intervenção fisioterapêutica no desmame de traqueostomia em pacientes com lesão cerebral traumática”, na modalidade de pôster.  

 

A traqueostomia é um procedimento comumente realizado no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco - AC. Pacientes acometidos por injúrias traumáticas no cérebro necessitam estar, por longos períodos, em ventilação mecânica. A traqueostomia favorece a mobilidade no leito, reduz o desconforto e facilita a higiene brônquica.

 

“A importância da participação do fisioterapeuta é confirmada no desmame do respirador por guias de condutas baseadas em evidências, mas pouco se publica a respeito do desempenho deste profissional no desmame da traqueostomia”, comentou a coordenadora do curso, Mireilly Marques. Os procedimentos para desmame são: exercícios com incentivadores inspiratórios e expiratórios, exercícios de treino de músculos inspiratórios com Threshold IMT® acoplados diretamente na cânula de traqueostomia plástica, exercícios para a melhora da força de musculatura periférica e a sedestação à beira do leito com a finalidade de proporcionar controle cervical, reduzindo assim, a broncoaspiração salivar.

 

“Importante a participação dos docentes e discentes em congressos científicos. Motiva o aluno a buscar conhecimento e valorizar a profissão. Parabenizo a professora pela atitude”, complementou a coordenadora. A Fameta parabeniza a participação e dedicação da Prof. Michelle Frauzino e da acadêmica, Tairine Holanda. Momentos assim são o motivo do nosso orgulho e que servem de incentivo para os demais estudantes. 

Galeria

Veja Também

06/08/2013
Institucional

especialistas-querem-residencia-pedagogica-para-docente

Projeto está sob análise desde 2012 e ainda não tem data para ser votada A obrigatoriedade da experiência em sala de aula para obter o título de professor é um consenso entre especialistas em formação docente. Mas como deve ser o estágio ainda causa dúvidas. Na USP, melhor universidade do país de acordo com o RUF (Ranking Universitário Folha), a Faculdade de Educação estipula o estágio por etapas ao longo do curso. A cada nova modalidade aprendida, por exemplo o ensino de artes, o estudante faz um estágio correspondente. “Isso faz com que o aluno aproveite o conteúdo em aula para aplicar no estágio”, explica Marcos Neira, coordenador da Comissão de...

07/09/2016
Graduação

Egressa da FAMETA apresentou trabalho durante o 1º Simpósio de Feridas do Acre

No último dia 01 de setembro, a egressa da FAMETA Janayra da Silveira, apresentou um trabalho durante as atividades do 1º Simpósio de Feridas do Acre, acerca do estudo do único caso tratado na Clínica Escola da instituição, mais precisamente, no setor adulto de neurologia, com o título “O uso da radiação infravermelha no tratamento de lesão cutânea: estudo de caso” A apresentação contou com a participação da Coordenadora do curso, Mireilly M. Resende.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem