Alunos de Psicologia participam de minicurso sobre análise do desenho infantil

30/04/2018
04/05/2018

No último sábado (28), os alunos de Psicologia do 2º período participaram de um minicurso, com o tema “Análise e Interpretação do Desenho Infantil”, na Fameta. O minicurso foi realizado em parceria entre o curso de Psicologia da Fameta e as psicólogas e ministrantes, Dra. Mariana Fernandes da Silva e Dra. Susy Raquel Miranda.

Através do desenho a criança transmite os seus sentimentos, tanto de medo, quanto de angustia, tristezas e alegrias. Transmite o pensamento, suas fantasias, contando sua história. No simples ato de desenhar, a criança age e interage com o meio, fazendo com que o profissional identifique algumas coisas que não são ditas. Portanto, o objetivo do curso foi apresentar aos acadêmicos ferramentas que podem auxiliar no atendimento, através da técnica de análise e interpretação do desenho infantil.

“Para a psicologia, o desenho é uma ferramenta importante para o conhecimento de sentimentos, pensamentos de uma criança, mais não deve ser visto de maneira isolada. O desenho traz conteúdos importantes da vivencia infantil devendo sempre ser visto no contexto em que a criança está inserida. Para crianças que ainda não desenvolveram a fala o desenho é de grande importância, esse é usado como instrumento no processo terapêutico, e seu valor é imensurável”, explicou a coordenadora do curso, Prof. Tatyana Cardoso.

A Fameta preza por um ensino completo, através da aplicação das metodologias ativas. Buscando reforçar o conteúdo teórico com aulas práticas e atividades complementares. Parabéns aos acadêmicos por participarem da aula complementar e o curso pela elaboração desta atividade.

Fameta, transformando pela educação.