Área Restrita

Calouros de Nutrição participam de aula prática de Morfologia Humana

07/05/2018
11/05/2018
Notícias
Graduação

Os alunos do 1º período de Nutrição participaram de uma aula prática da disciplina de Morfologia Humana: estrutura e função, orientados pela professora Ana Lúcia, na última sexta-feira (4). Durante a aula, a docente utilizou o exercício físico para que os alunos sentissem no próprio corpo as alterações fisiológicas cardiorrespiratórias e endócrinas causadas pela prática de exercícios.

 

Além disso, a professora trabalhou a morfologia. Solicitando, durante os exercícios, o nome dos músculos que estavam sendo trabalhados e os movimentos realizados pelos membros do corpo. Para finalizar, a Prof. Ana utilizou o método de relaxamento e, neste momento, fez com que os acadêmicos praticassem a anatomia palpatória, sentindo músculos e suas inserções e as estruturas que delimitam o corpo humano. A aula teve como objetivo principal fazer com que os acadêmicos sentissem seu próprio corpo e as alterações fisiológicas causadas pelos exercícios, principalmente quando se está sedentário. Durante a aula, muitos acadêmicos sentiram dispneia, taquicardia, queda da pressão arterial, elevação da pressão arterial, fadiga muscular e vertigem.

 

“A importância desta prática também está atrelada em tê-los feito sentir, durante poucos minutos, a sensação parecida com o que muitos pacientes sentem. Porém, não devido ao exercício, e sim a alguma patologia. Dessa maneira, nós podemos evitar a formação de profissionais que possam julgar como "frescura" algum sintoma relatado por seus clientes. Além, é claro, de evidenciar que a prática de exercício físico é importante para todos os indivíduos e que devemos trabalhar com o multiprofissionalismo”, explicou o coordenador de Nutrição, Prof. Anderson Freitas.

 

Nessa aula, a professora aplicou as metodologias ativas que norteiam o ensino da Fapan. “Aulas como essa revelam o compromisso da prática docente, pois traz um novo cenário para a prática, saindo da rotina de laboratórios e salas de aula, criando um ambiente novo e motivador para o aprendizado que une teoria e prática, em um momento de descontração. Ou seja, capacitando os acadêmicos para sua futura atuação no mercado de trabalho e ao mesmo tempo desenvolvendo neles o senso de leveza em meio ao compromisso de ética e responsabilidade”, finalizou o coordenador do curso.

Veja Também

04/05/2017
Graduação

Fameta realiza o I Encontro Científico do curso de Odontologia

Na última quarta-feira (3), os acadêmicos dos 1º, 2º e 3º períodos participaram do I Encontro Científico do curso de Odontologia da Faculdade Meta. Estiveram presentes também os professores do curso, que assumiram a posição de avaliadores dos trabalhos, alunos de outros cursos da Fameta e estudantes de outras instituições de ensino. Seguindo os padrões científicos, os trabalhos foram submetidos ao processo de inscrição e tiveram um período inicial de 60 minutos para fixação nos locais orientados. Os grupos tinham um tempo mínimo de 10 minutos e máximo...

01/05/2017
Graduação

Alunos de Educação Física participam do torneio da LEFAC

Os acadêmicos de Educação Física da Fameta participaram do Torneio da Liga das Escolinhas de Futebol do Acre (LEFAC), no último domingo (30), no Sesc Bosque.   A Liga é um órgão sem fins lucrativos, com o objetivo de gerar a inclusão social, através de 43 escolinhas de áreas carentes, distribuídas no município. Os alunos da Fameta foram convidados para auxiliar na organização earbitragem do torneio.   A Faculdade Meta está sempre disposta a participar de eventos sociais, estimulando o lado humano dos nossos acadêmicos, além de proporcionar...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem