Área Restrita

Primeiro dia de inscrições no Enem registra mais de 400 mil candidatos

28/05/2015
Notícias
Institucional

Balanço divulgado na noite de hoje (25) pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que 410 mil estudantes se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até as 19h. O período de inscrições começou e vai até o dia 5 de junho. O MEC espera que mais de 9 milhões de pessoas se candidatem para fazer o exame.

 

Os candidatos poderão se inscrever exclusivamente pela internet, no site do Enem. A taxa de inscrição custa R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país.

 

O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano do término do curso, basta que o interessado faça sua inscrição na página eletrônica do Enem. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano podem participar como treineiros ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.

 

A nota das provas pode ser usada para o candidato participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos. A participação no Enem é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil, obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.

 

Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa. Podem solicitar a isenção por carência aqueles que têm uma renda renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. As informações devem ser comprovadas. O participante deve acompanhar na página de inscrição se o pedido de isenção foi aceito.

 

É também ao fazer a inscrição que o participante pode solicitar atendimento especializado ou específico. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (alteração neurológica que dificulta a aprendizagem de números) ou com outra condição especial.

 

Após fazer a inscrição, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social, também pela internet, entre os dias 15 e 26 de junho.

http://www.cartaconsulta.com.br/clipping/images/arrow_up1.png

Fonte: Agência Brasil

 

 

Downloads

unijipa458
Baixar
fapan784
Baixar

Veja Também

03/05/2017
Graduação

Calouros de Biomedicina participam de aula prática de coleta de sangue venoso

Os alunos do 1º período de Biomedicina participaram, na última terça-feira (2), de uma aula prática sobre a coleta de sangue venoso, no laboratório de hematologia da Faculdade Meta (Fameta). A parte teórica das técnicas de coleta de sangue podem ser obtidos em cursos teóricos, porém, o conhecimento prático e as reações que podem ocorrer durante o procedimento são adquiridos na prática durante a vida acadêmica.   Todos os alunos durante a aula prática tiveram a oportunidade de aprender a técnica observando sua eficiência e segurança. A importância...

14/08/2017
Graduação

Alunos de Engenharia Ambiental participam de aula no Parque Zoobotânico

Os alunos do 3º e 4º período de Engenharia Ambiental participaram da primeira aula de campo da disciplina Geomorfologia Ambiental, com o professor Phd Rean Augusto Zaninetti, na manhã do último sábado (12), no Parque Zoobotânico de Rio Branco.   Durante a aula, os alunos aprenderam sobre os perfis dos solos e a importância da conservação. Além de conhecerem como utilizar os solos para o desenvolvimento sustentável.   As aulas de campo auxiliam a formação do Engenheiro Ambiental, através da ampliação das informações, do conhecimento e...

27/10/2017
Graduação

[FOTOS] II Jornada de Odontologia e Inauguração da Clínica Escola

Acadêmicos de Odontologia da Faculdade Meta, corpo docente de Odontologia, acadêmicos de outras instituições de ensino superior e profissionais Cirurgiões-Dentistas participaram da II Jornada de Odontologia, entre os dais 23 e 25 de Outubro. O evento contou atividades, como: palestras, minicursos, projeto social "Adote um sorriso" e a II Mostra Científica de Odontologia.   O objetivo foi ampliar o leque de oportunidades para realização de atividades extracurriculares, favorecendo o aumento do conhecimento, além do papel social na execução de atividades de orientação e doação...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem