Encontro da SBPC é realizado para a Comunidade Científica no Acre

07/05/2018

Acadêmicos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores universitários, reitores e diretores das universidades e faculdades do Estado do Acre, estão convidados a participar do Encontro da SBPC, na próxima sexta-feira (11), a partir das 8h, no Teatrão, em Rio Branco (AC). “A presença de toda a comunidade acadêmica no evento será muito importante para o fortalecimento das ações de extensões em parceria com a regional da SBPC no Estado do Acre”, explicou o coordenador de Engenharia Ambiental da Fameta, Prof. Julio Cesar.

Esse encontro com a comunidade científica no Acre, oficializará a abertura da regional Estadual da SBPC no Estado. “A abertura da regional da SBPC no estado do Acre incentivará e elevará as discussões. Além das ações para o progresso da ciência, oportunizando pesquisas, cursos, workshops em todas as áreas da ciência, entre outras. Já a participação da Fameta no evento, é mais um incentivo ao projeto Centro Universitário do Athenas Grupo Educacional, no Acre”, finalizou o coordenador.

O evento contará com a presença do palestrante e presidente nacional da SBPC, o Sr. Ildeu Castro Moreira. Doutor em física pela UFRJ, professor do Instituto de Física e do programa de pós-graduação em História das Ciências da UFRJ. Além disso, dentre outras atribuições profissionais e acadêmicas, realizou estágios de pesquisa na França, na École Polytechnique e na Universidade de Paris VII.

Os interessados em participar do encontro, devem se inscrever até às 23h59 de 10 de maio. Todos os participantes inscritos receberão certificados. Para se inscrever, clique aqui.

Sobre a SBPC:

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

A SBPC participa ativamente de debates sobre questões que determinam os rumos das políticas de C&T e da educação no Brasil. Tem assento permanente no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão consultivo do Governo Federal para definição das políticas e ações prioritárias no campo da C&T. Possui representantes oficiais em mais de 20 conselhos e comissões governamentais. Periodicamente institui grupos de trabalhos – compostos por cientistas renomados em suas especialidades – com o objetivo de estudar e apresentar propostas para questões específicas de interesse nacional.

Anualmente, a SBPC realiza diversos eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de C&T e difundir os avanços da ciência. Por meio das Secretarias Regionais, são realizadas ainda outras atividades de difusão científica. A entidade também contribui para o debate permanente das questões relacionadas à área por meio de diversas publicações, como o Jornal da Ciência, a revista Ciência e Cultura, o portal na internet, e a edição de livros sobre temas diversos relacionados à ciência brasileira.

Fonte: Site oficial da SBPC