Acadêmica do curso de Fisioterapia é selecionada a participar do Projeto de Mestrado na UFAC

athenas Fisioterapia, Institucional

Sherlly Carolini Balcazar Machado, estudante do 6º período de Fisioterapia da Fameta  participou da seleção em agosto de 2018, mas o resultado saiu no último dia 22 de outubro, para o Programa de Pós-Graduação em Ciências, Inovação e Tecnologia para a Amazônia, na Universidade Federal do Acre – UFAC.

A acadêmica participou do processo seletivo sob o Edital simplificado para seleção de acadêmicos voluntários para participação de pesquisa intitulada: “CONFECÇÃO DE MODELOS 3D DE DIFERENTES GRAUS DE LUXAÇÃO PATELAR, COMO MÉTODO ALTERNATIVO NO ENSINO”, sob a coordenação do Prof Dr. Romeu Paulo Martins Silva e mestrando Joab Aguiar do Nascimento.

O edital previa que poderia participar discente regularmente matriculado nos cursos de Bacharelado em Medicina, Fisioterapia, Educação Física ou Licenciatura em Educação Física, com disponibilidade de 10 horas semanais. Foram seis candidatos, sendo cinco do curso de medicina da UFAC e a acadêmica Sherlly Carolini da Fameta, que ficou classificada em 2º lugar com a nota 9,4.

Os critérios de avaliação foram: análise do coeficiente de rendimento geral pela análise do histórico escolar, carta de intenção do candidato e entrevista.

A pesquisa tem os objetivos:

. Geral: projetar e avaliar peças digitalizadas radiograficamente em 3D, modelos anatômicos de luxação patelar.

. Específico: qualificar os diferentes graus de luxação patelar em peças não anatômicas e avaliar se os modelos 3D apresentaram estruturas morfológicas semelhantes às anatômicas em estrutura e forma.

A acadêmica participará nas etapas de coleta da pesquisa. O trabalho a ser desempenhado será de auxiliar na confecção das peças, aplicação dos modelos e avaliação deles, de modo a identificar se esses modelos apresentam a qualidade de representação fiel das conformações estruturais. Ao final das atividades será emitido certificado de horas e participação nas atividades de pesquisa. O prazo de término da pesquisa está previsto para novembro de 2019.

“Muito gratificante acompanhar o desempenho do aluno em atividades técnicas e científicas em outras instituições de ensino superior. Apoio e estimulo os alunos a buscarem conhecimento. Acredito que será uma experiência que a acadêmica jamais esquecerá. Parabenizo a aluna pelo seu esforço e desempenho acadêmico no Curso de Fisioterapia da Fameta” disse a Coordenadora do curso, Mireilly Marques Resende.