Engenharia Ambiental da Fameta apoia elaboração de Plano de Gestão de Resíduos Sólidos em Senador Guiomard

athenas Engenharia Ambiental, Institucional

Através das metodologias ativas: Problematização e Estudos de Casos, os cursos de Engenharia Ambiental da FAMETA e de Engenharia Civil da UFAC, sob coordenação do DSC Camilo Lélis de Gouveia (UFAC), DSC Julio Cesar Pinho Mattos (FAMETA) e MSc Átila Araújo de Magalhães (FAMETA), encontram-se desenvolvendo atividades técnicas para elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Senador Guiomard-AC.

A atividade realizada no último sábado (03) fez parte das disciplinas: Saúde Pública e Saneamento; Cartografia e Geoprocessamento, envolvendo os acadêmicos do 5º e 6º períodos de Engenharia Ambiental e Agentes Comunitários de Saúde do município, das 9h às 16h.

Pela manhã, os acadêmicos desenvolveram o levantamento dos principais problemas de saúde e meio ambiente provocados pela má gestão dos resíduos sólidos com os agentes comunitários de saúde e o presidente da Associação de Moradores dos Bairros Chico Paulo I e II, através das técnicas de metodologias ativas (Problematização), sob coordenação do Professor Julio Cesar.

No período da tarde foram desenvolvidas atividades de aplicações de formulários e georeferenciamento, com uso de GPS, nos bairros da sede do município com finalidades de extrair os problemas e expectativas da população no tema gestão integrada de resíduos sólidos.

Essas atividades fazem parte do primeiro estudo de caso interdisciplinar realizado no curso de Engenharia Ambiental e também proporcionarão aos alunos a prática de elaboração de mapas temáticos e o conhecimento prático da gestão dos resíduos sólidos.

“Visitas técnicas utilizando-se de metodologias ativas proporcionam aos alunos analisarem, avaliarem, criticarem e proporem soluções contextualizadas com a realidade local e os desafios da carreira do Engenheiro Ambiental”, explica o Coordenador do curso, Julio Cesar Pinho Mattos.

A coordenação do curso de Engenharia Ambiental agradece a Prefeitura Municipal de Senador Guiomard-AC e o DSC Camilo Lélis de Gouveia, na cessão do ônibus e custeio das alimentações dos acadêmicos durante a realização das atividades extremamente relevantes para a formação acadêmica dos alunos, que terá a primeira turma formada no Acre, pela Fameta em 2020.

Eng Amb Senador Guiomard (20)

Eng Amb Senador Guiomard (19)

Eng Amb Senador Guiomard (18)

Eng Amb Senador Guiomard (16)

Eng Amb Senador Guiomard (15)

Eng Amb Senador Guiomard (14)

Eng Amb Senador Guiomard (13)

Eng Amb Senador Guiomard (12)

Eng Amb Senador Guiomard (11)

Eng Amb Senador Guiomard (17)

Eng Amb Senador Guiomard (1)

Eng Amb Senador Guiomard (2)

Eng Amb Senador Guiomard (3)

Eng Amb Senador Guiomard (4)

Eng Amb Senador Guiomard (5)

Eng Amb Senador Guiomard (6)

Eng Amb Senador Guiomard (7)

Eng Amb Senador Guiomard (8)

Eng Amb Senador Guiomard (9)

Eng Amb Senador Guiomard (10)