Curso de Pedagogia da FAMETA promoveu projeto de incentivo à leitura

31/10/2016

Ocupando todo o mês de outubro, o curso de Pedagogia da FAMETA promoveu o projeto de incentivo à leitura “Viagem ao Mundo Encantado através da Literatura e do Teatro”, envolvendo o 2º período do curso e a Prof.ª Laura Gianne Lopes de Oliveira. As atividades foram realizadas através da disciplina “Literatura Infantojuvenil”.

“Através do projeto, tivemos como objetivo primordial o despertar do interesse dos alunos por obras literárias, através do teatro. É necessário formar leitores no mundo atual, no qual as redes sociais têm estado em evidência. Precisamos apresentar oportunidades de construção de aprendizagens significativas através do desenvolvimento de competências e habilidades que deem importância à cultura letrada na contemporaneidade, preparando os futuros professores para uma atuação comprometida, responsável e criativa frente à vida social. Por esse motivo, elaborou-se este projeto, para que os futuros professores possam vivenciar experiências reais de relação com textos literários. A literatura vem educar a sensibilidade, reunindo a beleza das palavras e das imagens, aproveitando a energia positiva e produtiva através das situações de enriquecimento nas ações de aprendizagem para a construção do conhecimento. O lúdico, o simbolismo, a fantasia, a magia da literatura infantil, dos contos de fadas, das cantigas de roda, das parlendas, do teatro, da música, da dança instituem-se como constitutivos dos processos de letramento. Na educação infantil através de histórias, relatos, desenhos e rabiscos as crianças se manifestam, expressam seus sentimentos e observações necessárias para a aprendizagem. Na construção dos conhecimentos e o acompanhamento do desenvolvimento da criança de acordo com as fases da vida são feitas as suas manifestações orais, escritas, são demonstrados os seus significados e a maturidade dos indivíduos.”. explicou Oliveira.

De acordo com a Coordenadora do curso, Dulcilene Negreiros Kamily Costa , “o projeto foi de suma importância, pois o teatro apresenta ações através da narrativa, descrevendo a história. Durante a narração da história, pode-se incorporar elementos da linguagem teatral. Hoje, ainda não se está lendo muito, mas aos poucos a escola é um ambiente privilegiado para garantir o contato com os livros. Para isso, a escola tem um papel fundamental de dar garantia do contato com os livros desde a primeira infância: manusear as obras, encantar-se com as ilustrações e descobrir o mundo das letras. Na sala de aula da educação infantil devemos apresentar diversos gêneros às crianças. É importante deixar levar-se pelas histórias sem preocupação de ensinar literatura, devemos aqui, reservar este momento só para ler para os pequenos leitores para incentivar e despertar o gosto pela leitura. Em nome da FAMETA, parabenizo a Prof.ª Oliveira e os acadêmicos envolvimentos na aplicação desse belíssimo projeto.”, finalizou Costa.