Alunos do 6º período de Pedagogia realizam estudo dos Gêneros do Discurso

11/05/2017

Na última terça-feira (25), acadêmicos do 6º período de Pedagogia da Faculdade Meta (Fameta) realizaram, em sala de aula, um trabalho sobre “A Importância do uso dos Gêneros do Discurso na Escola”.

A abordagem deste tema é de grande relevância para o desenvolvimento sociolinguístico dos estudantes, principalmente, quando levamos em consideração que este aluno será um futuro professor, formador de opinião. Os Gêneros do Discurso devem ser abordados de forma exaustiva pela escola, pois, mesmo que os alunos, futuramente, não tenham contato com todos os gêneros ensinados e apresentados em sala de aula, eles deverão saber reconhecê-los e utilizá-los em uma eventual necessidade.

O trabalho desenvolvido pelos acadêmicos de Pedagogia consistiu em apresentar, aos demais colegas, variados tipos de gêneros e suas aplicabilidades social, ou seja, qual a finalidade de cada um, de que forma e em quais situações comunicativas eles são utilizados. Neste contexto, procurou-se, ainda, explicar o porquê de membros de comunidades discursivas específicas utilizarem a língua da maneira como fazem. Por exemplo: ao se dar uma aula expositiva, ao se fazer um requerimento, ao se escrever uma tese de doutorado, ao pronunciar uma conferência, etc.

Dessa forma, chegou-se à conclusão que, ao fazer a escolha de um gênero discursivo, deve-se, também, ter em mente a que ele se propõe, a quem se destina e qual ou quais objetivos quer atingir. Sendo assim, a importância do trabalho em questão é enorme, pois os alunos do curso tiveram a oportunidade de ter contato com gêneros variados, sua finalidade e aplicação na realidade social e cultural, lembrando que o uso dos gêneros discursivos proporciona uma maior interação linguística e, consequentemente, maior interação sociocultural.