Área Restrita

Alunos do 6º período de Pedagogia realizam estudo dos Gêneros do Discurso

26/04/2017
11/05/2017
Notícias
Graduação

Na última terça-feira (25), acadêmicos do 6º período de Pedagogia da Faculdade Meta (Fameta) realizaram, em sala de aula, um trabalho sobre “A Importância do uso dos Gêneros do Discurso na Escola”.

A abordagem deste tema é de grande relevância para o desenvolvimento sociolinguístico dos estudantes, principalmente, quando levamos em consideração que este aluno será um futuro professor, formador de opinião. Os Gêneros do Discurso devem ser abordados de forma exaustiva pela escola, pois, mesmo que os alunos, futuramente, não tenham contato com todos os gêneros ensinados e apresentados em sala de aula, eles deverão saber reconhecê-los e utilizá-los em uma eventual necessidade.

O trabalho desenvolvido pelos acadêmicos de Pedagogia consistiu em apresentar, aos demais colegas, variados tipos de gêneros e suas aplicabilidades social, ou seja, qual a finalidade de cada um, de que forma e em quais situações comunicativas eles são utilizados. Neste contexto, procurou-se, ainda, explicar o porquê de membros de comunidades discursivas específicas utilizarem a língua da maneira como fazem. Por exemplo: ao se dar uma aula expositiva, ao se fazer um requerimento, ao se escrever uma tese de doutorado, ao pronunciar uma conferência, etc.

Dessa forma, chegou-se à conclusão que, ao fazer a escolha de um gênero discursivo, deve-se, também, ter em mente a que ele se propõe, a quem se destina e qual ou quais objetivos quer atingir. Sendo assim, a importância do trabalho em questão é enorme, pois os alunos do curso tiveram a oportunidade de ter contato com gêneros variados, sua finalidade e aplicação na realidade social e cultural, lembrando que o uso dos gêneros discursivos proporciona uma maior interação linguística e, consequentemente, maior interação sociocultural. 

Veja Também

11/10/2016
Graduação

Acadêmico de Engenharia Ambiental participou do Congresso de Pesquisa

O acadêmico Rodrigo Júnior de Sousa Pereira, do 2º período do curso de Engenharia Ambiental da FAMETA, apresentou o trabalho “Avaliação de parâmetros reacionais da produção de biodiesel pelo processo de transesterificação de óleo residual de fritura” durante as atividades do Congresso de Pesquisa no Acre, realizado no período de 03 à 07 de outubro, nas dependências da Universidade Federal do Acre (UFAC).

19/08/2011
Institucional

mais-uma-unidade-do-athenas-e-credenciada-pelo-mec

Na última segunda-feira (15), o Ministério da Cultura (MEC), através da PORTARIA No- 1.097, credenciou a criação da Faculdade Santo André (FASA), a ser instalada na Avenida Castelo Branco, Nº-16.999, bairro Santo Antônio, no Município de Cacoal, mantida pela Sociedade Educacional Cacoal, sendo o primeiro curso a ser oferecido pela faculdade recém-autorizada a graduação em Administração.   O diretor-geral do Athenas Grupo Educacional, professor Aécio Alves, comemorou a notícia porque o Grupo chegou a mais uma cidade do interior de Rondônia. “É prova do nosso crescimento. Com o credenciamento da FASA passamos a estar presentes nos principais municipais do cone-sul...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem