Área Restrita

Acadêmicos participam de aula prática na Fundação de Tecnologia do Estado do Acre

21/04/2017
Notícias
Graduação

Entre os dias 18 e 20 deste mês, os acadêmicos do 3º período de Engenharia Civil participaram de um ensaio de laboratório, na Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (FUNTAC), responsável pela realização do Controle Tecnológico das obras do Estado do Acre.

Os ensaios realizados foram: Granulometria, utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, Teor de Umidade, determina a massa de água contida no solo em porcentagem, e Limites de Atterberg, método de avaliação da natureza de solos criado, podendo definir o limite de liquidez, o limite de plasticidade e o limite de contração de um solo.

O principal objetivo é conhecer a distribuição granulométrica do agregado e representá-la através de uma curva, possibilitando assim a determinação de suas características físicas. Após o final do ensaio, o engenheiro adquire a capacidade de identificar cada tipo de solo, através dos diâmetros dos grãos, podendo classificar os solos como pedregulho, areia grossa, areia média, areia fina, silte e argila.

Através deste ensaio, é possível definir o quanto o solo se comporta como um material plástico, tendo como parâmetro uma tabela que mostra se o solo é considerado muito plástico ou pouco plástico, com a obtenção desses dados, será possível decidir se esse solo é adequado para ser utilizado nas obras.

Essas aulas práticas capacitaram os alunos, para que possam identificar os principais tipos de solos que são utilizados nas obras de engenharia, habilitá-los a realizarem uma análise minuciosa concernente a resistência que o material em estudo pode apresentar, com o intuito de decidir se este solo é adequado ou não para ser utilizado em obras de grande porte. Além disso, familiarizar os acadêmicos com o que vão enfrentar na vida profissional é extremamente importante. 

Galeria

Veja Também

05/08/2013
Institucional

selecionados-em-lista-de-espera-do-prouni-tem-ate-o-dia-7-para-fazer-matricula

Na próxima semana será realizada convocação e matrículas. Começou na última sexta-feira (2) e vai até a próxima quinta-feira (7), o prazo para que os estudantes selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) façam a matrícula na instituição de ensino superior. Além disso, os estudantes deverão comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. No dia 12, será feita a segunda convocação pelas instituições de ensino. Caberá ao estudante acompanhar o processo. O prazo para ratificação dos documentos e matrícula vai até o dia 15. O ProUni oferece bolsas em instituições particulares de ensino superior. Nesta edição,...

16/07/2013
Institucional

com-dez-vetos-dilma-sanciona-ato-medico

Com os vetos, outros profissionais de saúde poderão formular diagnóstico e prescrever terapias. (Fonte: Agência Brasil) A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira, 11, com dez vetos, a lei que disciplina o exercício da medicina no país. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). A questão mais polêmica, referente à responsabilidade pela formulação do diagnóstico e pela prescrição terapêutica, foi vetada pela presidente para não prejudicar inúmeros programas do SUS (Sistema Único de Saúde). Também conhecida como Lei do Ato Médico, a norma determina que são privativas do médico atividades como indicação e execução de intervenção...

20/10/2011
Graduação

perguntas-frequentes-credito-educativo

Tire suas dúvidas antes de enviar seu formulário! O que é o Crédito Educativo? R: É um crédito educativo próprio, simples e sem burocracia, onde o interessado paga até 50% do valor integral da mensalidade e os outros 50% somente após concluir o curso.   Qual é a taxa de juros cobrada correspondentes aos 50% após a conclusão do curso? R: Nenhuma! você não paga juros neste programa.   Eu pago alguma coisa para me inscrever no programa? R: Não, a inscrição é gratuita.   Como faço a inscrição do Crédito Educativo? R: O Interessado preenche um formulário que está disponível no site da instituição ou na Secretaria Acadêmica, que posteriormente será analisado...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem