Área Restrita

Curso de Enfermagem cria Liga Acadêmica de Feridas

05/10/2017
Notícias
Graduação

Durante todo o semestre, o curso de Enfermagem está desenvolvendo atendimentos aos pacientes portadores de lesões crônicas, tanto na Clínica Escola da Fameta, quanto aos internados no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco. Os atendimentos estão sendo realizados através do projeto de extensão Liga Acadêmica de Feridas da Faculdade Meta (LAFE – FAMETA), que conta com a participação de seis acadêmicos de Enfermagem, orientados pela Profª Enfª Esp. Mariana Nóbrega.

 

A LAFE tem como principal objetivo preparar os discentes para uma correta abordagem dos diferentes tipos de feridas, de forma interdisciplinar e inovadora, aliando teoria e prática. Além disso, a liga proporciona uma série de atividades práticas que são desenvolvidas por alunos inscritos. Desde produções científicas até cursos que visam complementar a formação.

 

Dentre as atividades realizadas no projeto, estão: fichas de avaliação, anamnese, exame físico, Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE, elaboração de cartilha para orientações sobre a prevenção do pé diabético, protocolo de atendimento aos pacientes portadores de feridas crônicas, conscientização sobre o cuidado e a prevenção dessa lesão, entre outras.

 

“O projeto LAFE está contribuindo para que eu possa ter novas experiências e oportunidades para exercer todo o conhecimento adquirido em sala de aula. O projeto não está voltando somente para o tratamento da lesão e sim na prevenção e orientação para a população que necessita do atendimento”, comentou a acadêmica e participante do projeto, Aline Cristina Cunha.

 

A liga é de grande importância, tendo em vista a grande demanda de pacientes portadores de lesões agudas e crônicas, que necessitam de assistência de enfermagem para o tratamento preventivo e curativo de suas lesões.

 

 “O projeto LAFE tem nos dado a oportunidade de conciliar o conhecimento técnico e científico junto à prática, e aprender algo novo a cada encontro. A enfermagem é a arte do cuidar, onde exercer essa função necessita de qualidade e de uma forma específica torna-se esse projeto gratificante para todos que compõem esta liga acadêmica. Tem sido uma fonte de aprendizagem, e a cada dia estaremos nos dedicando com amor”, concluiu Vanessa Monteiro, outra participante da liga.

Veja Também

16/02/2013
Institucional

estudar-faz-pessoas-serem-mais-felizes-e-viverem-mais

  Pesquisa afirma que expectativa de vida aumenta conforme a escolaridade   Um estudo recente sobre aspectos da educação mostra que quem estuda mais tende a ser mais feliz e ter uma expectativa de vida maior. O levantamento What are the social benefits of education? (Quais são os benefícios sociais da educação?, em tradução livre) foi produzido pela OCDE(Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e realizado em 15 países membros da organização – do qual o Brasil não faz parte. “A educação ajuda as pessoas a desenvolver habilidades, melhorar a sua condição social e ter acesso a redes que podem ajudá-las a terem mais conquistas sociais”,...

24/09/2015
Institucional

Colaboradores do Athenas Grupo Educacional participaram de mais uma etapa do curso de Formação de Gestores

Durante a manhã da última terça-feira (22), colaboradores, diretores e mantenedores do Athenas Grupo Educacional estiveram participando de mais uma etapa do curso de Formação de Gestores, ministrado pelo Prof.º Márcio Vidal Gomes da Gama, através dos trabalhos da Fundação Dom Cabral. A atividade aconteceu nas dependências da matriz do Athenas Grupo Educacional (Porto Velho), e contou com a participação dos mantenedores Dr.º Hildon Chaves, Dr.ª Ieda Chaves e Prof.º Dr.º Aécio Alves Pereira; dos Diretores Rosângela Silva (UNIJIPA), Eliene Ferreira (FAP), Paulo Strieder (FSP) e Elvys Oliveira (FAPAN), além dos colaboradores do Athenas Grupo Educacional de Porto Velho e Ji-Pa...

03/08/2017
Graduação

Alunos de Biomedicina participam de palestra sobre Gestão e Administração Laboratorial

Na última quarta-feira (2), acadêmicos de todos os períodos de Biomedicina participaram de uma palestra sobre a Gestão e Administração Laboratorial, ministrada pelo biomédico Esp. Lívio da Silva e pelo administrador Esp. Paulo Cardoso.   A palestra tinha como objetivo tratar sobre as etapas para a abertura de um laboratório de análises clínicas. Além de falar da importância de um gerenciamento e uma administração adequada para o funcionamento do mesmo. Para os estudantes, foi importante esclarecer que, para um laboratório funcionar perfeitamente, é preciso...

Comentários

06/10/2017
ferwolter@gmail.com
Fernanda Ruela Wolter
Quando poder, quero fazer parte dessa equipe também!!!
CAPTCHA Image
Recarregar Imagem