Alunos da Fameta apresentam trabalhos de pesquisa em evento de iniciação científica

27/10/2017
07/11/2017

Nos dias 25 e 26 de outubro, a Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou a XXVI Seminário de Iniciação Científica da Ufac, no SENAC de Rio Branco. Na ocasião, os alunos de Farmácia e Ciências Biológicas da Fameta apresentaram trabalhos.

Os trabalhos são resultantes dos projetos conduzidos pela Prof.ª Ma. Márcia de Araújo Teixeira Silva, intitulados “Levantamento de fungos macroscópicos (Basidiomycota) no Parque Ambiental Chico Mendes com potencial produção de compostos antimicrobianos” e “Fungos Ganodermataceae (Polyporales, Basidiomycota) no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre”. O último citado, foi aprovado em primeiro lugar no Edital Fapac/CNPq 001/2016.

A pesquisa foi realizada pelos acadêmicos Andrêza dos Santos Zailo, Lucka Lafaiete Leme de Oliveira e Raelle Cristina Andrade da Silva, com a colaboração das pesquisadoras Dra. Allyne Christina Gomes Silva e Ma. Geyse Souza Santos. Ao longo da pesquisa, os alunos receberam bolsas de iniciação científica, no valor de R$400,00, pagas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, através da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Acre - Fapac.

Os resultados das pesquisas revelam dois novos registros de espécies de Ganodermataceae para o Estado do Acre. Bem como a ocorrência de duas novas famílias de fungos basidiomicetos para a região. Além disso, há evidência de potencial antimicrobiano de fungos encontrados na Amazônia Sul-Ocidental, o que reitera a importância de estudos subsequentes capazes de avaliar a diversidade micológica local.

Entre os objetivos do evento está o fomento à pesquisa científica, através do desenvolvimento de habilidades que permitam a iniciação do estudante no campo da pesquisa, a partir da utilização de princípios e normas metodológicas para a produção científica.

Segundo a professora Márcia, orientadora dos trabalhos, a iniciação científica é importante para a formação de profissionais qualificados que possam atuar na pesquisa em micologia, uma área pouco conhecida no Estado do Acre. “Muitos fungos que coletamos nas nossas pesquisas constituem em primeiro registro de ocorrência para a região. Precisamos seguir em frente para conhecer a biodiversidade local, uma vez que muitas espécies podem ser extintas antes que as conheçamos”, diz. “É importante destacar que estas atividades contribuem tanto para o desenvolvimento profissional de futuros professores e pesquisadores, quanto para o desenvolvimento econômico da região, que poderá atrair atenção de indústrias farmacêuticas para o Estado”, acrescenta.

A Fameta parabeniza os alunos, a professora e as colaboradoras pelo desenvolvimento das pesquisas.