Trabalho de Fisioterapia é apresentado no I Congresso de Neurofuncionalidade

06/11/2017
07/11/2017

Entre os dias 01 e 04 de novembro, a Prof. Michelle Frauzino e a acadêmica do 10º período, Tairine Holanda, participaram do I Congresso de Neurofuncionalidade, realizado em Manaus - AM. Na ocasião, apresentaram o trabalho “Intervenção fisioterapêutica no desmame de traqueostomia em pacientes com lesão cerebral traumática”, na modalidade de pôster.

A traqueostomia é um procedimento comumente realizado no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco - AC. Pacientes acometidos por injúrias traumáticas no cérebro necessitam estar, por longos períodos, em ventilação mecânica. A traqueostomia favorece a mobilidade no leito, reduz o desconforto e facilita a higiene brônquica.

“A importância da participação do fisioterapeuta é confirmada no desmame do respirador por guias de condutas baseadas em evidências, mas pouco se publica a respeito do desempenho deste profissional no desmame da traqueostomia”, comentou a coordenadora do curso, Mireilly Marques. Os procedimentos para desmame são: exercícios com incentivadores inspiratórios e expiratórios, exercícios de treino de músculos inspiratórios com Threshold IMT® acoplados diretamente na cânula de traqueostomia plástica, exercícios para a melhora da força de musculatura periférica e a sedestação à beira do leito com a finalidade de proporcionar controle cervical, reduzindo assim, a broncoaspiração salivar.

“Importante a participação dos docentes e discentes em congressos científicos. Motiva o aluno a buscar conhecimento e valorizar a profissão. Parabenizo a professora pela atitude”, complementou a coordenadora. A Fameta parabeniza a participação e dedicação da Prof. Michelle Frauzino e da acadêmica, Tairine Holanda. Momentos assim são o motivo do nosso orgulho e que servem de incentivo para os demais estudantes.